segunda-feira, 2 de junho de 2008

LINHA DO TEMPO DOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LINHA DO TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS TEÓRICOS



Século XVI
· Os fundamentos sociais, morais, econômicos, culturais e políticos da sociedade antiga foram sendo superados desde a instauração da sociedade moderna.
· A constituição de modos de vidas passou a ser exigência do novo contexto social.
· Sugiram as primeiras preocupações com a educação das crianças pequenas.

Século XVII
Vários teóricos desenvolveram seus ideais sobre educação, incluindo a educação para a infância.

JOÃO AMÓS COMÊNIO (1592-1657)

É considerado como o maior educador e pedagogista do século XVII e um dos maiores da história.
1657 – Comênio apresentou à sociedade européia a sua “Didática Magna”.
Elaborou o Plano da Escola Materna.

JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712-1772)

Considerado como uma das personalidades mais destacadas da história da pedagogia.
Ele centralizou a questão da infância na educação, evidenciando a necessidade de não mais considerar a criança como um homem pequeno, mas que ela vive em um mundo próprio cabendo ao adulto compreende-la.
1762 – Rousseau publica o livro “Emílio”, estruturando a educação em 5 partes, desde o nascimento até a idade de 25 anos.

JOHANN HEINRICH PESTALOZZI (1746-1827)

Considerado o educador da humanidade.
O sistema pedagógico de Pestalozzi tinha como pressuposto básico propiciar à infância a aquisição dos primeiros elementos do saber, de forma natural e intuitiva.
Influenciado por Rousseau, foi considerado um dos precursores da educação nova, que ressaltou a importância de se psicologizar a educação e defini-la em função das necessidades de crescimento e desenvolvimento da criança.

FRIEDRICH FRÖEBEL (1782 – 1852)

Educador protestante alemão que desenvolveu suas teorias arraigadas em pressupostos idealistas inspiradas no amor à criança e à natureza.
Fundamentava seu trabalho nas idéias de Pestalozzi.
1837 – Em Blankenburg, na Alemanha, foi reconhecido pela criação dos “Kindergartens” (jardins da infância), nos quais destacava ser importante cultivar os alunos infantis e por isso o fundamental era a atividade infantil.

OVIDE DECROLY (1871 – 1932)

· 1901 – Desenvolveu suas atividades educativas junto a crianças anormais.
· Sua proposta de trabalho estava alicerçada nas atividades individual e coletiva da criança sustentadas em princípios da psicologia.
· 1907 – Desenvolveu sua proposta educativa junto às crianças normais, criando uma escola em Bruxelas.
· O “Sistema Decroly” está baseado em fins e em princípios para uma nova escola, que supere a escola tradicional.
· Concluiu que o que mais interessa ser conhecido pela criança é, em primeiro lugar, ela mesma, para depois conhecer o meio em que vive. Portanto o seu programa de idéias associadas foi concebido na criança e suas necessidades e na criança e seu meio.

JOHN DEWEY (1859 – 1952)

Denominado como o máximo teórico da escola ativa e progressista foi considerado um dos mais importantes teórico da educação americana contemporânea.
Um dos pontos culminantes de suas contribuições pode ser encontrado em um grande número de escolas infantis, trata-se do “Método de Projetos”.

MARIA MONTESSORI (1870 – 1952)

Considerada uma das mais importantes representantes da mudança que se dá na escola com relação a concepção de ensino e aprendizagem.
1907 – Fundou em Roma a primeira “Casa Dei Bambini”, para abrigar, aproximadamente, cinqüenta crianças normais carentes, filhas de desempregados.



CELESTIN FREINET (1896 – 1966)

Foi considerado um educador revolucionário, o cultivo na educação do aspecto social foi um dos grandes feitos desse educador francês.
Entendia que o dinamismo, a ação é que estimulavam as crianças a buscar o conhecimento, multiplicando seus esforços em busca de uma satisfação interior.
Suas técnicas (texto, impresso, a correspondência escolar, texto livre, a livre expressão, aula-passeio, livro da vida) faziam sentido num contexto de atividades significativas, que possibilitassem às crianças sentirem-se sujeitos do processo pessoal de aquisição de conhecimentos.

JEAN PIAGET (1896 – 1980)

· Sempre esteve preocupado em investigar como se dava a construção do conhecimento no campo social, afetivo, biofisiológico e cognitivo.
· Podem-se destacar, nas obras de Piaget, vários aspectos relevantes para a educação infantil, dentre eles a construção do real, a construção das noções de tempo e espaço, a gênese das operações lógicas.

LEV SEMENOVICH VYGOTSKY (1896 – 1934)

· Sua preocupação foi com o desenvolvimento cultural da humanidade.
· Dedicou-se ao estudo da “pedologia” – ciência da criança, voltada para o estudo do desenvolvimento humano, articulando os aspectos psicológicos, antropológicos e biológicos.
· Os postulados básicos da teoria de Vygotsky dão destaque à mudança em quatro níveis históricos – filogênico (desenvolvimento das espécies), históricos ( história dos seres humanos), ontogênico ( história individual das crianças) e microgenético ( desenvolvimento de processos psicológicos particulares ) – para que uma teoria do desenvolvimento humano seja elaborada consistentemente.
· Para Vygotsky o aprendizado pressupõe uma natureza social específica e um processo através do qual as crianças penetram na vida intelectual daqueles que as cercam.

Embora tenhamos consciência da relevância das teorias e investigações sobre a educação de crianças de 0 a 6 anos, constata-se que grande parte dos professores tem acesso às teorias sobre educação infantil de forma superficial e mecânica, por meio de capacitações rápidas que não possibilitam uma reflexão mais aprofundada sobre a realidade vivenciada e não se constrói teorias adequadas a realidade da atualidade.

3 comentários:

katarina1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nubia disse...

Belo artigo Sheilla. Continue, coloque mais coisas interessantes!!!

Parabéns, com carinho, sua amiga Nubia

silvinhajesus disse...

Gostei da linha do tempo. Parabéns!