LINHA DO TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS TEÓRICOS
Século XVI
· Os fundamentos sociais, morais, econômicos, culturais e políticos da sociedade antiga foram sendo superados desde a instauração da sociedade moderna.
· A constituição de modos de vidas passou a ser exigência do novo contexto social.
· Sugiram as primeiras preocupações com a educação das crianças pequenas.
Século XVII
Vários teóricos desenvolveram seus ideais sobre educação, incluindo a educação para a infância.
JOÃO AMÓS COMÊNIO (1592-1657)
É considerado como o maior educador e pedagogista do século XVII e um dos maiores da história.
1657 – Comênio apresentou à sociedade européia a sua “Didática Magna”.
Elaborou o Plano da Escola Materna.
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712-1772)
Considerado como uma das personalidades mais destacadas da história da pedagogia.
Ele centralizou a questão da infância na educação, evidenciando a necessidade de não mais considerar a criança como um homem pequeno, mas que ela vive em um mundo próprio cabendo ao adulto compreende-la.
1762 – Rousseau publica o livro “Emílio”, estruturando a educação em 5 partes, desde o nascimento até a idade de 25 anos.
JOHANN HEINRICH PESTALOZZI (1746-1827)
Considerado o educador da humanidade.
O sistema pedagógico de Pestalozzi tinha como pressuposto básico propiciar à infância a aquisição dos primeiros elementos do saber, de forma natural e intuitiva.
Influenciado por Rousseau, foi considerado um dos precursores da educação nova, que ressaltou a importância de se psicologizar a educação e defini-la em função das necessidades de crescimento e desenvolvimento da criança.
FRIEDRICH FRÖEBEL (1782 – 1852)
Educador protestante alemão que desenvolveu suas teorias arraigadas em pressupostos idealistas inspiradas no amor à criança e à natureza.
Fundamentava seu trabalho nas idéias de Pestalozzi.
1837 – Em Blankenburg, na Alemanha, foi reconhecido pela criação dos “Kindergartens” (jardins da infância), nos quais destacava ser importante cultivar os alunos infantis e por isso o fundamental era a atividade infantil.
OVIDE DECROLY (1871 – 1932)
· 1901 – Desenvolveu suas atividades educativas junto a crianças anormais.
· Sua proposta de trabalho estava alicerçada nas atividades individual e coletiva da criança sustentadas em princípios da psicologia.
· 1907 – Desenvolveu sua proposta educativa junto às crianças normais, criando uma escola em Bruxelas.
· O “Sistema Decroly” está baseado em fins e em princípios para uma nova escola, que supere a escola tradicional.
· Concluiu que o que mais interessa ser conhecido pela criança é, em primeiro lugar, ela mesma, para depois conhecer o meio em que vive. Portanto o seu programa de idéias associadas foi concebido na criança e suas necessidades e na criança e seu meio.
JOHN DEWEY (1859 – 1952)
Denominado como o máximo teórico da escola ativa e progressista foi considerado um dos mais importantes teórico da educação americana contemporânea.
Um dos pontos culminantes de suas contribuições pode ser encontrado em um grande número de escolas infantis, trata-se do “Método de Projetos”.
MARIA MONTESSORI (1870 – 1952)
Considerada uma das mais importantes representantes da mudança que se dá na escola com relação a concepção de ensino e aprendizagem.
1907 – Fundou em Roma a primeira “Casa Dei Bambini”, para abrigar, aproximadamente, cinqüenta crianças normais carentes, filhas de desempregados.
CELESTIN FREINET (1896 – 1966)
Foi considerado um educador revolucionário, o cultivo na educação do aspecto social foi um dos grandes feitos desse educador francês.
Entendia que o dinamismo, a ação é que estimulavam as crianças a buscar o conhecimento, multiplicando seus esforços em busca de uma satisfação interior.
Suas técnicas (texto, impresso, a correspondência escolar, texto livre, a livre expressão, aula-passeio, livro da vida) faziam sentido num contexto de atividades significativas, que possibilitassem às crianças sentirem-se sujeitos do processo pessoal de aquisição de conhecimentos.
JEAN PIAGET (1896 – 1980)
· Sempre esteve preocupado em investigar como se dava a construção do conhecimento no campo social, afetivo, biofisiológico e cognitivo.
· Podem-se destacar, nas obras de Piaget, vários aspectos relevantes para a educação infantil, dentre eles a construção do real, a construção das noções de tempo e espaço, a gênese das operações lógicas.
LEV SEMENOVICH VYGOTSKY (1896 – 1934)
· Sua preocupação foi com o desenvolvimento cultural da humanidade.
· Dedicou-se ao estudo da “pedologia” – ciência da criança, voltada para o estudo do desenvolvimento humano, articulando os aspectos psicológicos, antropológicos e biológicos.
· Os postulados básicos da teoria de Vygotsky dão destaque à mudança em quatro níveis históricos – filogênico (desenvolvimento das espécies), históricos ( história dos seres humanos), ontogênico ( história individual das crianças) e microgenético ( desenvolvimento de processos psicológicos particulares ) – para que uma teoria do desenvolvimento humano seja elaborada consistentemente.
· Para Vygotsky o aprendizado pressupõe uma natureza social específica e um processo através do qual as crianças penetram na vida intelectual daqueles que as cercam.
Embora tenhamos consciência da relevância das teorias e investigações sobre a educação de crianças de 0 a 6 anos, constata-se que grande parte dos professores tem acesso às teorias sobre educação infantil de forma superficial e mecânica, por meio de capacitações rápidas que não possibilitam uma reflexão mais aprofundada sobre a realidade vivenciada e não se constrói teorias adequadas a realidade da atualidade.
segunda-feira, 2 de junho de 2008
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3 comentários:
Belo artigo Sheilla. Continue, coloque mais coisas interessantes!!!
Parabéns, com carinho, sua amiga Nubia
Gostei da linha do tempo. Parabéns!
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